A filosofia no ensino médio público paranaense:

limites e desafios no contexto das políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25488

Palavras-chave:

ensino de filosofia, ensino médio, Paraná, plataformização, políticas educacionais

Resumo

Este texto analisa a experiência da luta política pela manutenção da Filosofia no Ensino Médio no Paraná, com ênfase no período pós-aprovação do Novo Ensino Médio. Inicialmente, apresenta um diagnóstico das políticas públicas ultraliberais implantadas no Paraná nos últimos anos e, sobretudo, do processo de plataformização e seus impactos na prática pedagógica. Mostra como as “sequências didáticas” (aulas prontas) e o controle do fazer pedagógico exercido por meio de RCO+Aulas e da observação das aulas in loco retiram a autonomia da prática docente, produzindo, ao mesmo tempo, precarização na carreira e um adoecimento nunca visto. Em seguida, o texto analisa a reação de alguns setores organizados da sociedade à reforma após a sua implementação, à medida que percebem as contradições e seus impactos no cotidiano escolar. Tomando como referência para a análise documentos oficiais, manifestos, cartas, depoimentos e manifestações de entidades e grupos de pesquisa, o estudo é realizado à luz das categorias “totalidade” e “ser social”, com o intuito de perceber as contradições presentes no contexto das políticas educacionais e curriculares implantadas no Paraná nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Geraldo Balduino Horn , Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutor em Educação. Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - Universidade Federal do Paraná. 

Avanir Mastey, Universidade Federal do Paraná – NESEF/UFPR

Possui graduação, LICENCIATURA EM FILOSOFIA E HISTÓRIA pela Universidade São Francisco (1998). Especialista em História e Filosofia da Ciência e Mestre em Educação pela UFPR (2010). Doutorando em Educação pela UFPR. Professor - Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Colégio Estadual Sagrada Família), foi professor das Faculdades São Basílio, Faculdade Vicentina e Faculdades I. Espíritas .Foi duas vezes Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo, períodos, 01/2013 até 31/032016 e 01/112016 até 31/12 2016. Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Educação do Parana, período 06/2014 até 06/2020.

Edson Teixeira de Rezende, Universidade Federal do Paraná – NESEF/UFPR

Doutor em Educação. Professor de Filosofia da Faculdade de Ensino Superior do Paraná FESPPR e Secretaria de Educação do Paraná.

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

HORN , Geraldo Balduino; MASTEY, Avanir; REZENDE, Edson Teixeira de. A filosofia no ensino médio público paranaense: : limites e desafios no contexto das políticas educacionais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e25488, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.25488. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25488. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia