Avanços e retrocessos nas recentes reformas do ensino médio:

que rumo tomará a última etapa da educação básica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25514

Palavras-chave:

ensino médio, novo ensino médio, políticas educacionais, políticas curriculares, reformas educacionais

Resumo

Neste texto trazemos uma síntese histórica das inciativas de políticas educacionais que envolveram o ensino médio brasileiro, com ênfase para as que implicaram em algum grau de reformulação curricular. O período delimitado para análise compreende desde a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 até o presente momento. É conferida ênfase à atual reforma, que passou a ser conhecida como Novo Ensino Médio. São analisados documentos normativos dos poderes legislativo e executivo, que compõem um conjunto de políticas curriculares nem sempre convergentes entre si, além de programas ou ações do poder executivo federal. Para efeitos de interpretação do material coligido e analisado é considerado o contexto de expansão do acesso à etapa final da educação básica. Dentre as conclusões são destacadas evidências de um período de intensas disputas em torno dos sentidos, finalidades e modo de organização do ensino médio no Brasil.

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Biografia do Autor

Monica Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Educação

Referências

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Publicado

18.12.2023

Como Citar

SILVA, Monica Ribeiro da. Avanços e retrocessos nas recentes reformas do ensino médio: : que rumo tomará a última etapa da educação básica?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 67, p. e25514, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n67.25514. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25514. Acesso em: 24 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 67 - Formação no Ensino Médio: Contribuições da Filosofia