A laicidade na Educação a partir da polêmica teológica entre Erasmo e Lutero
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2593Palavras-chave:
Lutero, Erasmo, “livre-arbítrio”, “servo-arbítrio”, formação moral, laicismo.Resumo
O artigo identifica possíveis mediações pedagógicas resultantes da discussão entre Lutero e Erasmo acerca das respectivas teses do “servo-arbítrio” e do “livre-arbítrio”. Aponta para a relevância pedagógica do confronto entre suas divergências antropológicas no contexto da política educacional do recente Estado democrático de direito no Brasil. Assim será possível fundamentar a tese de que o dever de educar é atribuição exclusiva do Estado, não mais da Igreja ou da família; por óbvio, é direito das igrejas e das famílias receberem do Estado a educação básica obrigatória. Tenta demonstrar que essa definição do dever e do direito de educar contraria algumas arraigadas convicções do senso comum do Magistério e da legislação educacional brasileira.Downloads
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Publicado
17.05.2012
Como Citar
PAULY, Evaldo Luis. A laicidade na Educação a partir da polêmica teológica entre Erasmo e Lutero. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 107–122, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.2593. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2593. Acesso em: 8 jun. 2025.
Edição
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Artigos
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