Por uma formação discente decente: a pedagogia do diálogo na abordagem da pesquisa-ação em direitos humanos
LA PÉDAGOGIE DU DIALOGUE DANS L’APPROCHE DE RECHERCHE-ACTION EN DROITS DE L’HOMME
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.26212Palavras-chave:
ensino do direito, formação, discente jurídica, formação ética-democrática, núcleo de prática jurídica, pedagogia dialógicaResumo
O desafio do presente texto é o de demonstrar possibilidades outras, por meio de espaços e ações que provoquem e viabilizem uma formação discente jurídica menos tecnicista e mais crítica, reflexiva, empática, dialógica e humanística, que se apresente como resistência à tradição imperialista da formação jurídica. Posto isso, é nosso objetivo discutir caminhos teórico-metodológicos de uma ação pedagógica realizada no Mutirão da Transcidadania, promovido e liderado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Tiradentes – UNIT/AL. Optamos pelas teorizações críticas em diálogo, levando em conta os aspectos da formação ética, comprometida com a emancipação e com o pensamento-comportamento crítico dos bacharéis em formação, sobretudo em perspectiva de alteridade, visto que se trata de uma ação de protagonismo discente em contato direto com pessoas trans na busca pelos seus direitos. O percurso metodológico foi delineado através de uma abordagem de pesquisa-ação no intuito de pensarmos uma formação discente jurídica menos tecnicista e mais horizontal.
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