Chico Buarque e o espaço do sagrado
aspectos educacionais e literários na análise lírica de quatro canções
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26545Palavras-chave:
educação musical, análise, composição, literatura, Chico BuarqueResumo
Este artigo pretende desenvolver uma análise lírica das composições de Chico Buarque, sob o aspecto da presença e espaço do sagrado nas letras em quatro de suas canções, “Dueto, “Cálice”, “Salmo” e “Sinhá”. Empregou-se a pesquisa documental e bibliográfica, com referencial suportado por estudos multidisciplinares. As canções de Buarque, como obras que fundem o musical, o literário e o poético, apresentam riqueza temática e uma complexa trama, onde se entrelaçam elementos culturais, religiosos e históricos para comentar aspectos da sociedade brasileira. Ao examinar esta poética nas canções, o estudo não apenas contribui para revisitarmos uma vez mais a obra do artista, como oferece um percurso para a educação musical, o acesso à literatura e o letramento, que pode ser útil à educação básica e também à educação especializada.
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