A filosofia da educação em tempos de crise cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27699

Palavras-chave:

Crise cultural., Decolonialidade., Filosofia da Educação.

Resumo

A educação, no Brasil dos dias de hoje, vem enfrentando um complexo espectro de desafios gestados no seio de grande crise cultural, crise que abrange todos os aspectos da vida nacional. Na esfera socio-econômica, a desigualdade social, provocada principalmente pela perversa distribuição de renda, mantém uma oferta de uma educação de qualidade precarizada para os setores já vulneráveis da sociedade; em decorrência da hegemonia da ideologia neoliberal,  a educação nacional tem sido levada a entender sua finalidade como se fosse apenas aquela de preparar uma mão-de-obra técnica para o mercado de trabalho, desconsiderando outras dimensões da necessária formação integral das novas gerações.  No âmbito das propostas de reformas curriculares, prevalece a redução de seus objetivos a oferta aos alunos apenas de competências e habilidades operativas, do que é exemplo a recente BNCC. No plano político, o Estado, como que abrindo mão da direção pedagógica do projeto educativo da nação, implementa uma política de privatização das instituições de ensino, repassando a responsabilidade da educação para outras instâncias, como é o caso das propostas da escola sem partido, do homeschooling, das escolas cívico-militares, das parcerias com as Organizações Sociais.   A revista Eccos convidou especialistas da área para reapresentarem as análises e reflexões que desenvolveram no âmbito do IX Congresso Internacional da Sofelp, realizado em abril de 2024, em Fortaleza. O debate ocorrido nesse evento situou-se no bojo dessa problemática, compondo o dossiê com aqueles trabalhos que retomavam essa problemática, destacando os diversos pontos de estrangulamento do processo educativo bem como pleiteando redirecionamentos rumo a uma educação emancipadora, compromissada com a formação integral dos educandos e com construção de uma sociedade mais equitativa.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho

Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História (CETSAH), atual Centro Edgar Morin, unidade da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris (França) associada ao Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel e Licenciada em Filosofia pela PUC-SP. Pesquisadora em Educação e Complexidade há mais de 10 anos, sendo fundadora do Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade (NIIC), cadastrado no Diretório do CNPq, com o nome atual GRUPEC: Grupo de Pesquisa em Educação e Complexidade, sediado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), em São Paulo, onde é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Participei da elaboração de proposta para implantação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado - no Sistema APCN da CAPES. Membro de Associações Internacionais de Pesquisa, como Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDINE), Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP) e Associação para o Pensamento Complexo (APC) É autora dos livros: Drogas: uma abordagem educacional (Olho D’Água, 1999); O brasão e o logotipo (Vozes, 2001); Edgar Morin: ética, cultura e educação, organizado em parceria com Alfredo Pena-Vega e Izabel Petraglia (Cortez, 2011); Estudos de complexidade, Estudos de complexidade 2, Estudos de Complexidade 3, Estudos de Complexidade 4 e Estudos de Complexidade 5 organizados com Izabel Petraglia (Xamã, 2006, 2008, 2009, 2010 e 2012).

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade Nove de Julho

Graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Especialização em Psicoterapia Psicodinâmica da Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Programa em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), editora da Revista Cadernos de Pós-Graduação (2020-2023) e Membro do Comitê de Ética (2018-2023) da Universidade Nove de Julho. Associada a grupos de pesquisa nacionais, como a Associação Brasileira de Psicologia (SBP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE); e internacional, como a Sociedade de Filosofia da Educação de Países e Comunidades de Língua Portuguesa (SOFELP). Dedica-se ao estudo de temas que envolvem Adolescência, Subjetividade, Psicologia Escolar/Educacional e Pensamento Complexo.

Antonio Joaquim Severino, Universidade Nove de Julho

Aposentado como professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na categoria de Professor Titular. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1971. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002); Como ler textos filosóficos (Paulus, 2008); Filosofia na formação universitária (Cartago, 2017) e com Ofélia M. Marcondes, Filosofia da Educação na América Latina: aproximações, diálogos e perspectivas (Cartago, 2019) e vários artigos e capítulos sobre temas de filosofia da educação. Atualmente trabalha junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Seus estudos e pesquisas situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão na cultura brasileira e latino-americana

Referências

Dossi 71 Eccos

Downloads

Publicado

13.12.2024

Como Citar

ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas; SEVERINO, Antonio Joaquim. A filosofia da educação em tempos de crise cultural. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27699, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27699. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27699. Acesso em: 5 fev. 2025.
Visualizações
  • Resumo 127
  • pdf 68