Confiança - um conceito básico da educação no pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n26.2936Palavras-chave:
confiança, formação integral, educação espiritual, fracasso pedagógico, Otto Friedrich BollnowResumo
Trata-se de uma análise das pesquisas fenomenológicas de Bollnow em torno da temáti-ca da confiança/desconfiança e suas consequências para a Educação. Partindo da des-confiança como fenômeno crescente e quase onipresente na vida da nossa época, Bollnow procura ressaltar a importância da confiança tanto na vida humana, quanto na Educação. Encontra na confiança no Ser uma possibilidade existencial do ser humano que faz parte da sua dimensão espiritual. Aponta como tarefa pedagógica, além da gera-ção de uma confiança básica na primeira infância, através de uma atmosfera pedagógica acolhedora e uma formação de uma atitude crítica em relação às atitudes humanas, que de fato merecem toda desconfiança, uma ajuda educacional para a conquista da confian-ça no Ser por parte do educando. Pertence à dignidade do agir pedagógico reconhecer os possíveis fracassos diante do livre arbítrio do educando e superá-los com novas tentativas de experiências humanas mais profundas na relação pedagógica, ver-dadeiramente dialógica.Downloads
Downloads
Publicado
17.05.2012
Como Citar
RÖHR, Ferdinand. Confiança - um conceito básico da educação no pensamento filosófico e pedagógico de Otto Friedrich Bollnow. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 193–208, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.2936. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2936. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 360
- PDF 287