Colmatando as dificuldades específicas da linguagem, num grupo de crianças do Jardim de Infância
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3027Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Práticas de Educação Inclusiva, Linguagem, Vocabulário Makaton, Ensino pré-escolarResumo
Este projecto de investigação-acção implicou os intervenientes educativos e os pares no desenvolvimento de uma criança, em idade pré-escolar, com atraso global do desenvolvimento e com problemas acentuados ao nível da linguagem. Foi realizado pela educadora, para promover o desenvolvimento da linguagem, através de um sistema de comunicação aumentativa, Vocabulário Makaton. Este vocabulário foi utilizado por nós e pelas crianças do grupo em sala de aula, pela professora de educação especial, pelos técnicos que dão apoio à criança e pela família da referida criança. Promoveu-se o diálogo, a partilha de conhecimentos e os espaços escolares entre os vários intervenientes educativos, professores, técnicos e família com o intuito de desenvolver um trabalho assente em respostas inclusivas dirigidas à criança, aos seus pares e à sua família. Da partilha de conhecimentos e opiniões resultou um trabalho para o grupo e com o grupo do jardim-de-infância, donde resultaram mais-valias para todos.Downloads
Downloads
Publicado
04.12.2013
Como Citar
SANCHES, Isabel Rodrigues; VICENTE, Rosa Ricardo. Colmatando as dificuldades específicas da linguagem, num grupo de crianças do Jardim de Infância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 163–179, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.3027. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3027. Acesso em: 25 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 262
- PDF 183