O discurso de Paulo Freire: seu contributo à Educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n26.3165Palavras-chave:
Carga semântica. Discurso freiriano. Neologismo. Rigor semântico.Resumo
Neste texto, examina-se o contributo de Freire para a Educação brasileira, tomando-se como ponto de partida seu discurso-alerta, que denuncia o “descalabro” educacional a que a massa trabalhadora se submetia pela manipulação decorrente do discurso maniqueísta do poder oligárquico, travestido de “dotes” paternalistas e assistencialistas, que a seduziam e, por vezes, a condenavam ao “ostracismo” socioeconômico, político e cultural. Paralelamente, pontuam-se algumas construções neológicas da verve freiriana, que, por sua carga semântico-conceitual, contribuem para precisar determinadas situações analisadas pelo pensador pernambucano. Essas criações corroboram a tese de que Freire não criava palavras a bel-prazer, mas o fazia para responder a uma necessidade expressiva não satisfeita pelo vocabulário ortográfico, visando a uma leitura mais aprofundada de mundo. Nessa perspectiva, aponta-se o rigor semântico do aparato teórico-conceitual no discurso freiriano que exprime seu pensamento sociopolítico-filosófico, explicita-se e discute-se como esse rigor se manifesta no texto escrito, estabelecendo a relação entre semântica e pedagogia para explicar a carga expressiva de seu discurso.Downloads
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Publicado
17.05.2012
Como Citar
SIMÕES, Sérgio Lourenço. O discurso de Paulo Freire: seu contributo à Educação brasileira. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 26, p. 75–88, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n26.3165. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3165. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Paulo Freire e a produção do conhecimento acadêmico
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