O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária

Autores

  • Dartel Ferrari de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n28.3521

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores. Saúde.

Resumo

O presente texto busca apresentar alguns elementos para reflexão acerca do papel da escola na promoção da saúde. Partindo do pressuposto de que uma formação docente que considera a saúde como um dos temas relevantes de estudo, permite, além da melhoria das condições de saúde da comunidade escolar de forma geral, um melhor processo de ensino e de aprendizagem, é questionado o próprio processo de formação de professores para a perspectiva abordada. A busca pela ampliação das condições de qualidade de vida da sociedade contemporânea compreende o papel da educação como determinante para tal intento e, assim, as posturas coerentes e fundamentadas dos professores, na busca por um processo educacional em sua totalidade, são um caminho a ser estruturado. Neste sentido, o artigo encaminha sugestões para redimensionamentos relevantes para as ações no ensino, fundamentados em aspectos associados a elementos de grande importância.

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Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Graduado em Fisioterapia e Mestre em Engenharia Biomédica, Doutorando em Medicina Preventiva. Professor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Marechal Cândido Rondon/PR

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação. Professor do Programa de Mestrado em Educação do Centro de Educação, Comunicação e Artes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel/PR – Membro do Grupo de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Graduada em Física, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/Cascavel/PR - Membro do Grupo de pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática.

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Publicado

11.09.2012

Como Citar

LIMA, Dartel Ferrari de; MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 28, p. 191–206, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n28.3521. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3213. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos