Educação de Jovens e Adultos: Diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular

Autores

  • Danilo Streck Unisinos
  • Karine Santos Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3215

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Pedagogia Social

Resumo

O artigo tem como o objetivo contribuir na busca de alternativas para alguns dos impasses na Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionados em boa medida com indefinições de sua identidade. A despeito das leis e normas que regem esta modalidade de ensino, a prática pedagógica, a formação dos professores e a definição do lugar do desenvolvimento das atividades confrontam a EJA com o desafio de se repensar. Após resumir alguns dos problemas já conhecidos através dos estudos da área, propomos um diálogo da EJA com a Educação Popular e a Pedagogia Social. Nosso argumento é que a manutenção dos vínculos com a Educação Popular ajuda a definir a perspectiva de seu projeto político-pedagógico, enquanto que a Pedagogia Social aporta conhecimentos e estratégias de ação relevantes para a população com a qual a EJA atua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Streck, Unisinos

Doutor em Educação pela Rutgers University (The State University of New Jersey), professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, na Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias

Karine Santos, Unisinos

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS, na Linha de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Tecnologias. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

06.03.2012

Como Citar

STRECK, Danilo; SANTOS, Karine. Educação de Jovens e Adultos: Diálogos com a Pedagogia Social e Educação Popular. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 19–38, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3215. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3215. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático - Paulo Freire e a Educação de Adultos