Cultura e Interculturalidade na Educação Popular de Paulo Freire

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira UEPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3219

Palavras-chave:

Cultura. Interculturalidade. Educação popular. Paulo Freire.

Resumo

Este artigo contém dados parciais de uma pesquisa realizada em 2010 e financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, com o objetivo de analisar a influência da educação popular, de base Freireana, na educação intercultural no contexto brasileiro. Consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como base a leitura de obras de Paulo Freire e de autores que tratam sobre educação popular, bem como assuntos de interface com o tema em estudo. Neste artigo trago para estudo a educação popular de Paulo Freire tendo como foco os conceitos de cultura e de interculturalidade, evidenciando a sua contribuição na construção da educação intercultural no Brasil.

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Biografia do Autor

Ivanilde Apoluceno de Oliveira, UEPA

Pós-doutora em educação pela PUC-RIO. Doutora em educação: currículo pela PUC-SP e UNAM-UAM-México. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará – UEPA

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Publicado

06.03.2012

Como Citar

DE OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Cultura e Interculturalidade na Educação Popular de Paulo Freire. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 109–124, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3219. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3219. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático - Paulo Freire e a Educação de Adultos