A universidade mercantil e o caso da universidade pública: reflexões a partir da experiência chilena

Autores

  • Adolfo Ignacio Calderón UMC

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.337

Palavras-chave:

ensino superior, universidade pública, gestão universitária, reformas do ensino superior.

Resumo

Este artigo discute o colapso da universidade pública brasileira, como modelo universitário hegemônico. Tomando como referência o caso chileno, analisa hipoteticamente as conseqüências da diversificação das fontes de financiamento, principal e mais polêmica proposta para superar a crise de financiamento das universidades estatais, amplamente recomendada pelo Banco Mundial e balizada na crise fiscal do Estado. Nesse contexto, o autor aponta, na emergência da ‘universidade mercantil’, um novo padrão de universidade e não um mero adjetivo criado para rotular preconceituosamente tal ou qual instituição de ensino superior do sistema privado. Esse novo modelo de universidade seria a base, a matriz, a plataforma sobre a qual se erguerá todo o sistema universitário. A partir dela, cada universidade terá sua vocação específica, bem como fará o que bem entender com o superávit, as poupanças positivas ou o lucro. Trata-se de um modelo que permitirá às universidades atuarem sem limitações nem camisas-de-força no atendimento da demanda de mercado.

Downloads

Biografia do Autor

Adolfo Ignacio Calderón, UMC

Doutor em Ciências Sociais – PUC-SP; Professor Assistente e coordenador de projetos comunitários da Universidade de Mogi das Cruzes; Coordenador Editorial da Coleção Socializando Experiências – UniSol/ UMC (apoio UNESCO); Pesquisador nas áreas de Ensino Superior, Gestão Pública e Políticas Públicas

Downloads

Publicado

09.01.2008

Como Citar

CALDERÓN, Adolfo Ignacio. A universidade mercantil e o caso da universidade pública: reflexões a partir da experiência chilena. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 59–76, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v5i1.337. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/337. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Citations
  • Citation Indexes: 1
Captures
  • Readers: 5
Visualizações
  • Resumo 258
  • PDF 174