v. 5 n. 1: Universidade – Tradição e Rupturas

UNIVERSIDADE – Tradição e Rupturas
(Jan./jun. 2003)
Publicado: 01.06.2003

Editorial

  • Editorial

    Eduardo Santos, José Rubens Lima Jardilino
    01-08
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.328

Artigos & Ensaios

  • Novas faces da educação superior no brasil: o neopragmatismo nstitucionalizado

    João dos Reis Silva Júnior, Celso Prado de Ferraz Carvalho
    11-38
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.329
  • A universidade sob o peronismo: de perón a menem ou da gratuidade aos intentos de arancelamiento

    Mário Luiz Neves de Azevedo, Afrânio Mendes Catani
    39-58
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.332
  • A universidade mercantil e o caso da universidade pública: reflexões a partir da experiência chilena

    Adolfo Ignacio Calderón
    59-76
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.337
  • Autonomia de la universidad pública en una era de globalización: el caso de la unam

    Armando Alcántara
    77-94
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.340
  • A transdisciplinaridade no ensino superior em cabo verde

    Jorge Souza Brito
    95-114
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.341
  • Gestão universitária: insumos para uma discussão

    Maria Ester Dal Poz
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.342
  • Declaração do Fórum Social Mundial

    José Rubens Lima Jardilino
    131-134
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.343
  • Declaração do Fórum Mundial de Educação

    José Rubens Lima Jardilino
    135-138
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.344

Seção Especial

  • Homenagem a Fernando Cláudio Prestes Motta

    José Rubens Lima Jardilino
    139-172
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.345

Construindo a pesquisa

  • Gestão, trabalho e autonomia no projeto político–pedagógico das escolas municipais paulistanas

    Ivanise Monfredini
    197-214
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.349

Resenhas

  • Evolução: sociedade, ciência e universo

    Armando Luís Serra
    175-181
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.346
  • Como usar o cinema na sala de aula

    Cláudia Neli B. Abuchaim de Oliveira
    182-185
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.347
  • História oral: possibilidades e procedimentos

    Odair da Cruz Paiva
    186-187
    DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v5i1.348