Arte-educação: uma proposta metodológica para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3454Palavras-chave:
Arte. Abordagem Triangular. Metodologia de Ensino. Acervo da Pinacoteca do Estado.Resumo
Este artigo é o resultado de uma pesquisa sobre metodologia de ensino de Arte no ensino médio que apresenta novo paradigma para as aulas da referida disciplina. O objetivo foi aplicar a Proposta Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando ao desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos do ensino médio. O quadro teórico teve como referência a Abordagem Triangular, fundamentada em três componentes: ler (Crítica e Estética), contextualizar (História da Arte) e fazer (Educação Artística). A metodologia utilizada foi a qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como base teórica a pesquisa-ação. Nela, partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes visuais, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais.Downloads
Downloads
Publicado
28.05.2014
Como Citar
MOSANER JR, Eduardo; RIOS, Mônica Piccione Gomes. Arte-educação: uma proposta metodológica para o ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 61–76, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3454. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3454. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 654
- PDF 633