Arte-educação: uma proposta metodológica para o ensino médio

Autores

  • Eduardo Mosaner Jr IF SP - Instituto Federal de São Paulo
  • Mônica Piccione Gomes Rios Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3454

Palavras-chave:

Arte. Abordagem Triangular. Metodologia de Ensino. Acervo da Pinacoteca do Estado.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa sobre metodologia de ensino de Arte no ensino médio que apresenta novo paradigma para as aulas da referida disciplina. O objetivo foi aplicar a Proposta Triangular, enunciada por Ana Mae Barbosa, visando ao desenvolvimento de habilidades para a apreciação, contextualização e elaboração de propostas poéticas pelos alunos do ensino médio. O quadro teórico teve como referência a Abordagem Triangular, fundamentada em três componentes: ler (Crítica e Estética), contextualizar (História da Arte) e fazer (Educação Artística). A metodologia utilizada foi a qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando como base teórica a pesquisa-ação. Nela, partindo da leitura, análise e contextualização de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo, os alunos produziram respostas poéticas em artes visuais, reinterpretando e dando novas leituras às obras originais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Mosaner Jr, IF SP - Instituto Federal de São Paulo

Professor de Artes Plásticas e Hist.Arte de curso médio e cursos superiores - IF SP. Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura - UP Mackenzie.

Mônica Piccione Gomes Rios, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Atualmente é professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC no Programa de Mestrado em Educação e das Licenciaturas, coordenadora pedagógica do campus de Joaçaba da UNOESC e assessora pedagógica da área de Ciências Humanas e Sociais do campus de Joaçaba da UNOESC. Presta assessoria para membro do GT de avaliação do Programa UCA do MEC. Mestrado e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

28.05.2014

Como Citar

MOSANER JR, Eduardo; RIOS, Mônica Piccione Gomes. Arte-educação: uma proposta metodológica para o ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 61–76, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3454. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3454. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos