As atividades experimentais no ensino de ciências: construindo caminhos em busca da profissionalização docente

Autores

  • Analice Almeida Lima Univesidade Federal Rural de Pernambuco
  • Suely Alves Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Virgínia Maria Loureiro Xavier Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sandra Rodrigues Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3479

Palavras-chave:

Educação, Ciências Humanas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma formação continuada em serviço, planejada por meio da interação entre escola pública e universidade, numa perspectiva de re(construção) de saberes docentes referentes às atividades experimentais no ensino de ciências subsidiando à profissionalização docente. Participaram da formação um grupo de dez professores que lecionavam ciências na rede municipal de Glória do Goitá (PE). A formação continuada consistiu em um momento inicial de aproximação entre formadoras, Secretaria Municipal de Educação e professores com o intuito de resgatar as necessidades para o desenvolvimento profissional do grupo e, assim, propor o processo formativo. Em seguida, houve discussões acerca da importância das atividades experimentais no ensino de ciências numa perspectiva ambiental e oficinas pedagógicas envolvendo atividades experimentais sobre o meio ambiente. Os resultados apontam a relevância das atividades realizadas na (re)construção de saberes relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo e, dessa forma contribui com a profissionalização docente. Palavras-chave: Formação Continuada, Ensino de Ciências, Atividades Experimentais, Saberes Docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Almeida Lima, Univesidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências - Recife, PE.

Suely Alves Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

P

Virgínia Maria Loureiro Xavier, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Departamento de Educação - Recife, PE.

Sandra Rodrigues Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Departamento de Educação - Recife, PE.

Downloads

Publicado

28.05.2014

Como Citar

LIMA, Analice Almeida; SILVA, Suely Alves; XAVIER, Virgínia Maria Loureiro; SOUZA, Sandra Rodrigues. As atividades experimentais no ensino de ciências: construindo caminhos em busca da profissionalização docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 95–107, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3479. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3479. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos