As atividades experimentais no ensino de ciências: construindo caminhos em busca da profissionalização docente

Authors

  • Analice Almeida Lima Univesidade Federal Rural de Pernambuco
  • Suely Alves Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Virgínia Maria Loureiro Xavier Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Sandra Rodrigues Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3479

Keywords:

Educação, Ciências Humanas

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma formação continuada em serviço, planejada por meio da interação entre escola pública e universidade, numa perspectiva de re(construção) de saberes docentes referentes às atividades experimentais no ensino de ciências subsidiando à profissionalização docente. Participaram da formação um grupo de dez professores que lecionavam ciências na rede municipal de Glória do Goitá (PE). A formação continuada consistiu em um momento inicial de aproximação entre formadoras, Secretaria Municipal de Educação e professores com o intuito de resgatar as necessidades para o desenvolvimento profissional do grupo e, assim, propor o processo formativo. Em seguida, houve discussões acerca da importância das atividades experimentais no ensino de ciências numa perspectiva ambiental e oficinas pedagógicas envolvendo atividades experimentais sobre o meio ambiente. Os resultados apontam a relevância das atividades realizadas na (re)construção de saberes relacionados ao conhecimento pedagógico do conteúdo e, dessa forma contribui com a profissionalização docente. Palavras-chave: Formação Continuada, Ensino de Ciências, Atividades Experimentais, Saberes Docentes.

Downloads

Author Biographies

Analice Almeida Lima, Univesidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação no Ensino das Ciências - Recife, PE.

Suely Alves Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

P

Virgínia Maria Loureiro Xavier, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Departamento de Educação - Recife, PE.

Sandra Rodrigues Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco- Departamento de Educação - Recife, PE.

Published

2014-05-28

How to Cite

LIMA, Analice Almeida; SILVA, Suely Alves; XAVIER, Virgínia Maria Loureiro; SOUZA, Sandra Rodrigues. As atividades experimentais no ensino de ciências: construindo caminhos em busca da profissionalização docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 95–107, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3479. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3479. Acesso em: 4 jun. 2025.

Issue

Section

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Views
  • Abstract 373
  • PDF (Português (Brasil)) 287