Políticas de avaliação em larga escala e a construção de um currículo nacional para a educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3537Palavras-chave:
Avaliações em larga escala. Educação básica. Currículo. RegulaçãoResumo
As avaliações em larga escala compõem o quadro das políticas educacionais instituídas pelo governo brasileiro nas últimas décadas com o intuito de fortalecer a ação regulatória e o poder simbólico e operacional do Estado. Essas políticas aproximam a realização de exames padronizados às questões do currículo e da qualidade educacional. Tomando por referência autores de vertente sociológica, o objetivo deste texto situa-se em compreender e analisar como e quais mudanças são observadas nas escolas com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala para a educação básica. Consubstanciado na análise de informações coletadas junto a professores de escolas públicas, evidencia tendência a que os exames padronizados indiquem qual conhecimento é relevante, delimitando, por extensão, o que deve ou não ser ensinado. Conclui chamando a atenção para a necessidade de análises aprofundadas sobre os efeitos das avaliações em larga escala no currículo, no trabalho docente e nas aprendizagens dos estudantes da educação básica.Downloads
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Publicado
05.04.2013
Como Citar
SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Políticas de avaliação em larga escala e a construção de um currículo nacional para a educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 17–34, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3537. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3537. Acesso em: 14 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê temático