Políticas de avaliação em larga escala e a construção de um currículo nacional para a educação básica

Autores

  • Marilda Pasqual Schneider Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3537

Palavras-chave:

Avaliações em larga escala. Educação básica. Currículo. Regulação

Resumo

As avaliações em larga escala compõem o quadro das políticas educacionais instituídas pelo governo brasileiro nas últimas décadas com o intuito de fortalecer a ação regulatória e o poder simbólico e operacional do Estado. Essas políticas aproximam a realização de exames padronizados às questões do currículo e da qualidade educacional. Tomando por referência autores de vertente sociológica, o objetivo deste texto situa-se em compreender e analisar como e quais mudanças são observadas nas escolas com a implantação de um sistema de avaliação em larga escala para a educação básica. Consubstanciado na análise de informações coletadas junto a professores de escolas públicas, evidencia tendência a que os exames padronizados indiquem qual conhecimento é relevante, delimitando, por extensão, o que deve ou não ser ensinado. Conclui chamando a atenção para a necessidade de análises aprofundadas sobre os efeitos das avaliações em larga escala no currículo, no trabalho docente e nas aprendizagens dos estudantes da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Pasqual Schneider, Unoesc

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas Educacionais" da Unoesc. Pesquisadora da CAPES no Programa Observatório da Educação. Videira - SC.

Downloads

Publicado

05.04.2013

Como Citar

SCHNEIDER, Marilda Pasqual. Políticas de avaliação em larga escala e a construção de um currículo nacional para a educação básica. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 17–34, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3537. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3537. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático