Trabalho docente no ensino médio no Brasil: desafios à universalização com qualidade social

Authors

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n34.3542

Keywords:

Ensino Médio. Trabalho Docente. Política Educacional.

Abstract

O objetivo do artigo é problematizar questões relacionadas à natureza da matrícula do ensino médio e ao trabalho docente, e que estão imbricadas com sua universalização com qualidade social. Para tal intento, recorrem-se, sobretudo, as informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para discutir a composição da matrícula, os indicadores educacionais e o trabalho docente no ensino médio. Com base nas discussões realizadas destaca as metas relacionadas ao ensino médio regular e ao trabalho docente contidas no Projeto de Lei n. 8.035, de 2010, que cria o Plano Nacional de Educação. Os resultados evidenciaram que a universalização do ensino médio com qualidade social no Brasil pressupõe a retomada da expansão da matrícula e só pode ser concretizada se as condições de trabalho docente forem melhoradas com a elevação do estatuto científico, social e econômico dos professores brasileiros da educação básica.

Downloads

Author Biography

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

 

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL, Santa Catarina, SC – Brasil

Published

2014-06-13

How to Cite

COSTA, Gilvan Luiz Machado. Trabalho docente no ensino médio no Brasil: desafios à universalização com qualidade social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 179–196, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.3542. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3542. Acesso em: 24 may. 2025.

Issue

Section

Artigos
Views
  • Abstract 253
  • PDF (Português (Brasil)) 160