A pedagogia da alternância na educação do campo: velhas questões, novas perspectivas de estudos

Autores

  • Lourdes Helena Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n36.3594

Palavras-chave:

Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Troca de Saberes

Resumo

Nos últimos anos, em nossa sociedade, tem surgido um conjunto de experiências educativas que buscam afirmar os princípios, concepções e práticas da educação e da escola do campo. É neste contexto que vem ocorrendo a multiplicação e consolidação das experiências de formação por alternância. Essa expansão da alternância na educação do campo tem favorecido a emergência de uma diversidade de concepções e práticas que instiga e estimula esforços teóricos na busca de uma melhor compreensão sobre essa modalidade de formação. E com este propósito que buscamos, no presente artigo, analisar no conjunto das experiencias de alternância presentes em nossa sociedade, suas proposições e práticas educativas, de maneira a compreender os desafios e possibilidades desta proposta pedagógica para a consolidação da educação e da escola do campo. Inicialmente, apresentamos um panorama das experiências de alternância em curso no campo, identificando as finalidades desta pedagogia nas diferentes propostas de formação. Um elemento comum ao conjunto dessas experiências é a valorização da alternância pelas possibilidades desta estratégia pedagógica para uma educação contextualizada. É na exploração desta perspectiva de reinvenção e abertura da escola a realidade da vida que situamos um dos potenciais pedagógicos da alternância no contexto da educação do campo.

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Biografia do Autor

Lourdes Helena Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1985), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1994), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), com Estágio na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales/ Paris (PDEE/CAPES), e Pós Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (2008). É professora da Universidade Federal de Viçosa, vinculada ao Departamento de Educação e ao Programa de Pós Graduação em Educação. Com experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, atua principalmente nos seguintes temas: educação do campo, pedagogia da alternância, educação em áreas de reforma agrária, educação de jovens e adultos e representações sociais. Coordena o Observatório de Educação do Campo/CAPES/INEP, parceria UFV/UEMG/UFSJ e o Grupo de Pesquisa do CNPq Educação do Campo, Alternância e Reforma Agrária. É Pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, da Fundação Carlos Chagas; Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG e Bolsista Produtividade do CNPq.

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Publicado

20.01.2015

Como Citar

SILVA, Lourdes Helena. A pedagogia da alternância na educação do campo: velhas questões, novas perspectivas de estudos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 36, p. 143–158, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n36.3594. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3594. Acesso em: 11 jun. 2025.
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