Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.368Palavras-chave:
Arte-educação. Educação infantil. Ensino de arte. Formação de professores. Paradigma crítico-reflexivo.Resumo
O artigo problematiza o lugar do ensino das Artes nos cursos e processos (in)formativos do educador no Brasil, sinalizando o paradigma práticoreflexivo de Schön enquanto via alternativa para correção das distorções constatadas na preparação do profissional da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. As experiências investigativas e reflexivas do autor são utilizadas como matéria-prima dos argumentos teóricos aqui utilizados. Adicionalmente, considera as diferentes conceptualizações de letramento subjacentes às macro e micropolíticas educacionais para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, como forma de problematizar o lugar do ensino de Arte na escolarização.Downloads
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Publicado
10.01.2008
Como Citar
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 65–84, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i1.368. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/368. Acesso em: 22 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos & Ensaios
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