Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização

Autores

  • Ricardo Ottoni Vaz Japiassu USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.368

Palavras-chave:

Arte-educação. Educação infantil. Ensino de arte. Formação de professores. Paradigma crítico-reflexivo.

Resumo

O artigo problematiza o lugar do ensino das Artes nos cursos e processos (in)formativos do educador no Brasil, sinalizando o paradigma práticoreflexivo de Schön enquanto via alternativa para correção das distorções constatadas na preparação do profissional da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. As experiências investigativas e reflexivas do autor são utilizadas como matéria-prima dos argumentos teóricos aqui utilizados. Adicionalmente, considera as diferentes conceptualizações de letramento subjacentes às macro e micropolíticas educacionais para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, como forma de problematizar o lugar do ensino de Arte na escolarização.

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Biografia do Autor

Ricardo Ottoni Vaz Japiassu, USP

Doutor em Educação e mestre em Artes – USP; Licenciado e bacharel em Teatro, UFBA; Professor, UNEB.

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Publicado

10.01.2008

Como Citar

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Desafios da (in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na escolarização. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 65–84, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i1.368. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/368. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
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