Metodologia de avaliação de implementação de programas e políticas públicas

Autores

  • Geisa Do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes Unicamp
  • Mara Regina Lemes de Sordi Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3697

Palavras-chave:

Implementação de política. Metodologia de avaliação de política. Pesquisa acadêmica. Pesquisa avaliativa. Implementation policy. Policy evaluation methodology. Academic research. Evaluative research.

Resumo

Objetiva-se situar um marco de referência teórico-conceitual voltado ao estudo da implementação de programas, políticas ou projetos educacionais. Dado o destaque da avaliação nas políticas públicas atuais ao qual se associa certo desconhecimento dos atores sociais envolvidos observa-se a necessidade de investigações que auxiliem a entender os meandros do processo avaliativo desde a concepção dos modelos até a sua implementação. As concepções de avaliação e de avaliação de programas/política são inicialmente apresentadas discorrendo-se sobre as funções, objetivos e finalidades da avaliação. Examina-se a distinção entre pesquisa acadêmica e pesquisa avaliativa, com destaque para os sujeitos envolvidos no processo. Por último, destaca-se as contribuições dessa metodologia à avaliação de implementação de programa ou políticas de avaliação institucional. Abstract The objective of this article is to place theoretical and conceptual reference mark for the study of programs, policies or educational projects implementation. Given the prominence of the assessment at the current public policies which associates certain ignorance of the involved social subjects verifies the need for studies that help to understand the evaluation process meanders passing through its model design to its implementation. The conceptions of assessment and policy/programs assessment are initially presented by discoursing over the evaluation functions, objectives and purposes. It is analyzed the difference between academic and evaluative research, focusing on the subjects that are involved in the process. Finally, it is highlighted the contributions of this methodology to the evaluation of program implementation or policies of institutional evaluation.

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Biografia do Autor

Geisa Do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, Unicamp

Doutora em Educação. Membro do grupo de pesquisa do laboratório de Observação e estudos Descritivos (LOED) - Faculdade de educação - Unicamp

Mara Regina Lemes de Sordi, Unicamp

Professora e pesquisadora do LOED - Faculdade de Educação - Unicamp

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Publicado

05.04.2013

Como Citar

MENDES, Geisa Do Socorro Cavalcanti Vaz; SORDI, Mara Regina Lemes de. Metodologia de avaliação de implementação de programas e políticas públicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 93–112, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3697. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3697. Acesso em: 20 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático