Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro

Autores

  • Waldeck Carneiro Carneiro Universidade Federal Fluminense
  • Flávia Monteiro de Barros Araujo Universidade Federal Fluminense
  • Fernando de Souza Paiva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3709

Palavras-chave:

Política de Formação de Professores, Institutos Superiores de Educação, Interiorização da Formação de Professores - Rio de Janeiro.

Resumo

O artigo discute aspectos da política nacional de formação de professores, em especial a regulação dos Institutos Superiores de Educação, criados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, como subsídio para a análise do processo de interiorização daqueles institutos na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. O trabalho revela que o maior problema enfrentado pelo Estado do Rio de Janeiro, no tocante à interiorização da formação de professores da educação básica em nível superior, é a ausência de uma política pública integrada, que seja capaz de articular os atores institucionais envolvidos (Estado, municípios e universidades) para atender, de forma mais racional, as expressivas demandas por formação de professores em nível superior, que se manifestam nas diferentes regiões do Estado

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Biografia do Autor

Waldeck Carneiro Carneiro, Universidade Federal Fluminense

É Professor adjunt da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e do programa em Pós Graduação em Educação desta instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Politicas Educacionais e Formacao de Professores.

Flávia Monteiro de Barros Araujo, Universidade Federal Fluminense

É Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e do programa em Pós Graduação em Educação desta instituição. Ocupa o cargo de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Politicas Educacionais e Formacao de Professores.

Fernando de Souza Paiva, Universidade Federal Fluminense

É Professor do ensino superior, tem doutorado em educação e é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Politicas Educacionais e Formacao de Professores

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Publicado

05.04.2013

Como Citar

CARNEIRO, Waldeck Carneiro; ARAUJO, Flávia Monteiro de Barros; PAIVA, Fernando de Souza. Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 129–146, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3709. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3709. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Dossiê temático