Mal estar no início da docência: narrativas produzidas em diferentes cenários de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3738Palavras-chave:
Mal estar docente, Professores iniciantes, Narrativas autobiográficasResumo
A partir de uma releitura dos dados de três estudos realizados por diferentes pesquisadores, buscou-se identificar, nas narrativas autobiográficas de professores principiantes, os aspectos de satisfação e insatisfação com o trabalho no início de carreira. A comparação entre tais estudos possibilitou apontar algumas convergências relativas a dois aspectos: ao papel das narrativas como instrumento de pesquisa e de formação docente e às fontes de insatisfação e frustração dos iniciantes, tais como insegurança para realizar o trabalho docente, indisciplina dos alunos, falta de apoio da escola e dos pais, desprestígio da profissão, sobrecarga de trabalho, entre outras.Downloads
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Publicado
05.04.2013
Como Citar
REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; BROSTOLIN, Marta Regina. Mal estar no início da docência: narrativas produzidas em diferentes cenários de pesquisa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 183–198, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3738. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3738. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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