Mal estar no início da docência: narrativas produzidas em diferentes cenários de pesquisa

Autores

  • Flavinês Rebolo Universidade Católica Dom Bosco
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira Universidade Católica Dom Bosco
  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco
  • Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Marta Regina Brostolin Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3738

Palavras-chave:

Mal estar docente, Professores iniciantes, Narrativas autobiográficas

Resumo

A partir de uma releitura dos dados de três estudos realizados por diferentes pesquisadores, buscou-se identificar, nas narrativas autobiográficas de professores principiantes, os aspectos de satisfação e insatisfação com o trabalho no início de carreira. A comparação entre tais estudos possibilitou apontar algumas convergências relativas a dois aspectos: ao papel das narrativas como instrumento de pesquisa e de formação docente e às fontes de insatisfação e frustração dos iniciantes, tais como insegurança para realizar o trabalho docente, indisciplina dos alunos, falta de apoio da escola e dos pais, desprestígio da profissão, sobrecarga de trabalho, entre outras.

Downloads

Biografia do Autor

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Universidade Católica Dom Bosco

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Eliane Greice Davanço Nogueira, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Marta Regina Brostolin, Universidade Católica Dom Bosco

Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Downloads

Publicado

05.04.2013

Como Citar

REBOLO, Flavinês; TEIXEIRA, Leny Rodrigues Martins; PERRELLI, Maria Aparecida de Souza; NOGUEIRA, Eliane Greice Davanço; BROSTOLIN, Marta Regina. Mal estar no início da docência: narrativas produzidas em diferentes cenários de pesquisa. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 183–198, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3738. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3738. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 442
  • PDF 337