A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais

Autores

  • Luís Antonio Groppo Centro Universitário Salesiano de São Paulo
  • Suzana Costa Coutinho Fundação Educacional Dom José DAngelo Neto

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n40.3934

Palavras-chave:

educação popular, práticas socioeducativas, práxis, educação não formal, pedagogia social

Resumo

Por meio de revisão bibliográfica e reflexão sobre as atuais características da educação popular no Brasil, percebe-se a importância histórica da educação popular para a constituição do campo das práticas socioeducativas. Entretanto, os princípios da educação popular – diálogo, luta pela libertação e diversidade - são bastante subvertidos quando este campo se consolida. A recuperação da trajetória histórica da educação popular destaca suas origens nos tempos do populismo, sua vinculação aos movimentos sociais, sua participação na luta contra a ditadura e os desafios impostos desde o final do século XX. Tal recuperação da história e dos princípios da educação popular visa inspirar educadores e movimentos insatisfeitos com os atuais rumos do campo onde se inserem, para que proponham e vivam heterodoxias criativas.

Downloads

Biografia do Autor

Luís Antonio Groppo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Professor do Programa de Mestrado em Educação do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). Pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico). Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Mestre em Sociologia pela Unicamp. Bacharel em Ciências Sociais pela USP (Universidade de São Paulo).

Suzana Costa Coutinho, Fundação Educacional Dom José DAngelo Neto

Professora da Fundação Educacional Dom José DAngelo Neto. Mestra em Educação pelo Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). Graduada em em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Eugênio Pacceli (1996). Especialista em Comunicação: Teoria e Prática, pelo SEPAC/USF.

Downloads

Publicado

08.09.2016

Como Citar

GROPPO, Luís Antonio; COUTINHO, Suzana Costa. A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 129–143, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.3934. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3934. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 647
  • PDF 529