A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n40.3934Palavras-chave:
educação popular, práticas socioeducativas, práxis, educação não formal, pedagogia socialResumo
Por meio de revisão bibliográfica e reflexão sobre as atuais características da educação popular no Brasil, percebe-se a importância histórica da educação popular para a constituição do campo das práticas socioeducativas. Entretanto, os princípios da educação popular – diálogo, luta pela libertação e diversidade - são bastante subvertidos quando este campo se consolida. A recuperação da trajetória histórica da educação popular destaca suas origens nos tempos do populismo, sua vinculação aos movimentos sociais, sua participação na luta contra a ditadura e os desafios impostos desde o final do século XX. Tal recuperação da história e dos princípios da educação popular visa inspirar educadores e movimentos insatisfeitos com os atuais rumos do campo onde se inserem, para que proponham e vivam heterodoxias criativas.Downloads
Downloads
Publicado
08.09.2016
Como Citar
GROPPO, Luís Antonio; COUTINHO, Suzana Costa. A educação popular e o campo das práticas socioeducativas: considerações sobre a história da educação popular e de seus desafios atuais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 129–143, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.3934. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3934. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 647
- PDF 529