Relevância da dimensão cultural na pesquisa educacional: uma proposta de transversalidade

Autores

  • Roseli Fischmann USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.399

Palavras-chave:

Cultura e educação. Epistemologia e cultura escolar. Ética e metodologia. Obstáculos epistemológicos. Pluralidade cultural.

Resumo

RESUMOO artigo propõe refletir sobre a dimensão cultural como um tipo de “tema transversal” na pesquisa educacional. Esta transversalidade tem sentido episte¬mológico e metodológico, amparada em base ética. Trata-se de abordagem que percorre caminhos epistemológicos e que, ao circular pelo campo das diferenças culturais, toca inevitavelmente a temática da desigualdade e da exclusão. Nesse caminho, privilegia-se “pluralidade cultural e educação”, trazendo à reflexão obstáculos epistemológicos advindos, sobretudo, do desconhecimento e des¬consideração com a dimensão cultural, o que tem comprometido os resultados das pesquisas educacionais em diversos campos e áreas. Ressalta-se também a necessidade de incluir urgentemente, na formação de pesquisadores e de professores, a contribuição singular trazida pela compreensão do fenômeno da pluralidade cultural, em suas múltiplas manifestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Fischmann, USP

Doutora em Filosofia da Educação – USP; Representante da América Latina e Caribe para o Grupo de Trabalho Especial sobre Educação para Direitos Humanos – UNESCO; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação – USP.

Downloads

Publicado

11.01.2008

Como Citar

FISCHMANN, Roseli. Relevância da dimensão cultural na pesquisa educacional: uma proposta de transversalidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 41–56, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.399. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/399. Acesso em: 18 abr. 2024.