Relevância da dimensão cultural na pesquisa educacional: uma proposta de transversalidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.399Palavras-chave:
Cultura e educação. Epistemologia e cultura escolar. Ética e metodologia. Obstáculos epistemológicos. Pluralidade cultural.Resumo
RESUMOO artigo propõe refletir sobre a dimensão cultural como um tipo de “tema transversal” na pesquisa educacional. Esta transversalidade tem sentido episte¬mológico e metodológico, amparada em base ética. Trata-se de abordagem que percorre caminhos epistemológicos e que, ao circular pelo campo das diferenças culturais, toca inevitavelmente a temática da desigualdade e da exclusão. Nesse caminho, privilegia-se “pluralidade cultural e educação”, trazendo à reflexão obstáculos epistemológicos advindos, sobretudo, do desconhecimento e des¬consideração com a dimensão cultural, o que tem comprometido os resultados das pesquisas educacionais em diversos campos e áreas. Ressalta-se também a necessidade de incluir urgentemente, na formação de pesquisadores e de professores, a contribuição singular trazida pela compreensão do fenômeno da pluralidade cultural, em suas múltiplas manifestações.Downloads
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