Arte: um diálogo necessário e profícuo na educação de jovens e adultos

Authors

  • Gustavo Cunha Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Arlinda Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n36.4019

Keywords:

Ensino de Artes, Educação de Jovens e Adultos, CEJA, Mato Grosso

Abstract

Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa do Mestrado, no qual se busca compreender a importância de se ensinar Artes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para este texto, a metodologia adotada foi a pesquisa na literatura educacional em consonância com a experiência realizada in loco no CEJA de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. Por meio da arte é possível compreender melhor a cultura artística, material e intelectual local e de outros povos, como também os seus modos de vida, tradições, crenças e valores. O ensino de artes pode contribuir também para o desenvolvimento da percepção estética e artística do jovem e do adulto, fundamentais para a sua formação sócio-educativa e cultural. Nesse sentido, buscamos neste texto produzir e socializar conhecimento resultando o processo interpretativo, reflexivo e construtivo, presentes na pesquisa qualitativa em educação.

Downloads

Author Biographies

Gustavo Cunha Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - PPGE/UFMT. Possui graduação em Artes Visuais (Artes Plásticas/Educação Artistica) pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (2010) e Especialização em Docência na Educação e Diversidade pela UFU (2011). Membro do Conselho Editorial da Revista Cientifica IDEA (Faculdade ESAMC - Uberlândia) atuando como parecerista e revisor de periódico. Membro do Grupo de Pesquisa: GEPLL (Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Letramento) da UFMT, e do Grupo de Pesquisa (História da Alfabetização: Lugares de Formação, Cartilhas e Modos de Fazer), da UFU. Linhas de Pesquisa em que atua: Culturas Escolares e Linguagens; A Imagem no Ensino de Arte; História das Ideias Pedagógicas; História e Historiografia da Educação. Tem experiência em Arte e Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: Docência em Artes, Arte no Ensino Fundamental e EJA, Histórias em Quadrinhos, História e Imagem, e Alfabetização Pela Imagem (cartilhas).

Ana Arlinda Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora do Instituto de Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós Graduação em Educação. Pesquisadora da Linha de Pesquisa em Culturas Escolares e Linguagens. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Letramento. Ao longo da formação acadêmica, tem desenvolvido pesquisas sobre leitura, arte e educação na EJA, estudos imagéticos na educação, literatura e alfabetização.

Published

2015-01-20

How to Cite

ARAÚJO, Gustavo Cunha; OLIVEIRA, Ana Arlinda. Arte: um diálogo necessário e profícuo na educação de jovens e adultos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 36, p. 129–142, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n36.4019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4019. Acesso em: 23 may. 2025.
Views
  • Abstract 439
  • PDF (Português (Brasil)) 212