Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações

Autores

  • Martha Aparecida Santana Marcondes Universidade do Minho [Portugal]

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.406

Palavras-chave:

Escola. Educação. Educação comparada. Globalização.

Resumo

O processo de globalização vem ocasionando mudanças profundas na socieda¬de e no âmbito acadêmico. Em virtude da interdependência crescente entre os países, já não têm mais sentido as concepções tradicionais de nação e socieda¬de nem o exclusivismo de idéias: cada nação necessita conhecer as realidades de seus parceiros; a atualidade enfatiza a lida com a pluralidade cultural e a multietnicidade e busca, por intermédio da Educação, a humanização das transformações sociais. Nesse contexto, enfatizam-se os estudos comparados em Educação, e a educação comparada passa a ser valorizada como elemento significativo para uma melhor compreensão das influências do processo de globalização nas políticas educativas. Este texto procura analisar algumas abordagens teóricas da educação comparada e evidenciar sua contribuição para a prática escolar.

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Biografia do Autor

Martha Aparecida Santana Marcondes, Universidade do Minho [Portugal]

Artigo final em PDF, editado e formatado pelo departamento de Política Editorial.

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Publicado

11.01.2008

Como Citar

MARCONDES, Martha Aparecida Santana. Educação comparada: perspectivas teóricas e investigações. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 139–164, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.406. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/406. Acesso em: 2 nov. 2024.