Ensino com pesquisa e repercussões nas aprendizagens de jovens sobre a cidade: um estudo com discentes da Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4170Palavras-chave:
Educação. Formação de professores. Ensino com pesquisaResumo
Apresenta considerações de uma pesquisa sobre formação de professores, na qual o ensino com pesquisa é importante aporte da graduação. Problematiza desdobramentos em discências a partir do projeto “Memórias, lugares e a cidade”, desenvolvido durante dois anos letivos na disciplina Metodologia de Ensino de Ciências Sociais em turmas da Pedagogia, em uma universidade pública. O trabalho reporta a cidade como espaço privilegiado para ensinar e aprender posto que possua memórias e trajetórias que configuram e alimentam a vida cotidiana. Jovens discentes aproximaram-se do espaço local e dos citadinos, principalmente daqueles com quem compartilham saberes e histórias de vida, resultando em trinta pesquisas, no período 2009-1010. A produção foi socializada em dois seminários de extensão, organizados pelas turmas, e, nesse processo, foram observados indícios de transformações nos olhares dos estudantes e aprendizagens em relação a sua cidade, o que foi ratificado pela pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
13.06.2014
Como Citar
ALVES MARTINS CHAIGAR, Vânia. Ensino com pesquisa e repercussões nas aprendizagens de jovens sobre a cidade: um estudo com discentes da Pedagogia. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 97–115, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.4170. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4170. Acesso em: 20 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 235
- PDF 172