Pesquisa e cotidiano escolar: preconceito e desempenho nas classes escolares omogêneas

Autores

  • José Leon Crochík PUC-SP
  • Nicole Crochík USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.419

Palavras-chave:

Preconceito. Racionalidade tecnológica. Segregação escolar.

Resumo

A separação, na escola, dos alunos com maior e menor rendimento ainda ocorre nos diversos níveis de nosso sistema educacional. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o tipo de pensamento que subjaza essa separação e algumas de suas conseqüências. São apresentados diversos estudos que nos levam a inferir que a segregação escolar é criada e mantida por um tipo de ideologia – a da racionalidade tecnológica – que representa a atual sociedade e oculta suas contradições, e que uma de suas conseqüências é o preconceito.

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Biografia do Autor

José Leon Crochík, PUC-SP

Pesquisador – CNPq; Professor na graduação – IP-USP; Professor na pós-graduação – PUC-SP.

Nicole Crochík, USP

Graduando em Psicologia – IP-USP.

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Publicado

07.02.2008

Como Citar

CROCHÍK, José Leon; CROCHÍK, Nicole. Pesquisa e cotidiano escolar: preconceito e desempenho nas classes escolares omogêneas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 313–331, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/419. Acesso em: 25 maio. 2025.
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Flávia da Silva Ferreira Asbahr (2017)
"Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na Psicologia Histórico-Cultural.
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