As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação

Autores

  • Paolo Nosella UNINOVE, São Paulo
  • Ester Buffa UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i2.421

Palavras-chave:

Educação. História. Instituições escolares. Método dialético.

Resumo

Estudos sobre instituições escolares desenvolveram-se a partir dos anos Hoje representam um tema signifi cativo no âmbito da história, sociologia e filosofia da educação. Realizamos várias investigações sobre essa temática, rastreando as principais instituições escolares da cidade de São Carlos (SP). Obviamente, estudos tão numerosos exigem um balanço crítico para verificar em que medida seus resultados têm contribuído para uma objetiva compreensão da história da escolarização brasileira. Trata-se de pesquisa que apresenta sérios perigos metodológicos, resvalando em freqüentes reducionismos que, infelizmente, constatamos tais como: saudosismo, personalismo, particularismo, culturalismo ornamental, descrição laudatória ou apologética. Com essa preocupação metodológica, elaboramos, em “História e filosofia de instituições escolares: avaliação de uma linha de pesquisa”, um projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que ainda está em andamento. O que mais nos interessa é verificar os referenciais teóricos e os procedimentos metodológicos mais utilizados. Nesse sentido, constatamos duas características importantes: a freqüente incoerência entre o referencial teórico proclamado e o efetivamente posto em prática; e o fato de que muitos estudos acabam enfatizando os particulares que compõem a instituição escolar, deixando esmaecida a sociedade que a produz. Para evitar tais lacunas, buscamos aprofundar o método dialético investigativo que descreve o particular à luz do contexto econômico, político, social e cultural.

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Biografia do Autor

Paolo Nosella, UNINOVE, São Paulo

Professor titular em Filosofia da Educação da UFSCAR; Professor visitante do Mestrado em Educação na UNINOVE. nosellap@terra.com.br

Ester Buffa, UNINOVE, São Paulo

**Doutora em Educação – Universidade de Paris  [França]; Professora na pós-graduação – Ufscar/PPGE-Uninove.

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Publicado

07.02.2008

Como Citar

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 351–368, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i2.421. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/421. Acesso em: 4 maio. 2025.
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