Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922)
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4225Palavras-chave:
Educação, Educação Militar, História da EducaçãoResumo
O presente artigo pretende estuda a Escola Militar do Realengo (EMR) sob a perspectiva da relação entre juventude e educação militar. A educação militar, em particular a oferecida na EMR, apresentava como seu principal objetivo a formação do oficial do Exército e de sua identidade militar. Nesse sentido é necessário considerar as características dos alunos que ingressavam na EMR, uma vez que a juventude pode ser vista como um leque potencialidades que se atualizam de muitas formas, mas cuja identificação social tem a ver com a existência de interesses coletivos de sua geração. Com o intuito de destacar as características dos jovens alunos no processo de formação de sua identidade militar, abordaremos os primeiros anos de funcionamento da EMR, com destaque para a consolidação de uma estrutura disciplinar e doutrinária entre 1913 e 1922, e sua total subversão quando a EMR adere a revolta de 5 de julho de 1922.Downloads
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Publicado
04.12.2013
Como Citar
MARCUSSO, Marcus Fernandes; FERREIRA JR., Amarílio. Escola militar do realengo, educação militar e juventude (1913-1922). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 33–50, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4225. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4225. Acesso em: 3 mar. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático - Educação e Juventude
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