Educação e tecnologia: O telefone celular como recurso de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4262Palavras-chave:
Recursos de aprendizagem. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Telefone celular. Geração InternetResumo
Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis atualmente no processo educacional, destaca-se o telefone celular com suas diversas funções tais como câmeras fotográfica e de filmagem, serviço de mensagem, bluetooth, bloco de notas e acesso a internet. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo foi verificar como esta tecnologia está sendo utilizado como recurso de aprendizagem. O método utilizado foi o estudo de casos realizado em duas Instituições de Ensino Médio de Belo Horizonte, uma pública e outra particular, numa abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa foi o questionário. Os resultados revelam que as mídias portáteis são uma realidade no cotidiano destas duas instituições e que os recursos disponíveis no telefone celular permitem várias aplicações didáticas. Ficando com desafio para o educador refletir sobre a inserção destas tecnologias no processo de aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas e atendendo as novas necessidades impostas pela Geração Internet.Downloads
Downloads
Publicado
11.12.2014
Como Citar
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BELCHIOR EMERICK FERNANDES, Letícia Carvalho. Educação e tecnologia: O telefone celular como recurso de aprendizagem. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 47–65, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4262. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4262. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 864
- PDF 517