Educação e tecnologia: O telefone celular como recurso de aprendizagem

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Letícia Carvalho Belchior Emerick Fernandes CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4262

Palavras-chave:

Recursos de aprendizagem. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Telefone celular. Geração Internet

Resumo

Dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis atualmente no processo educacional, destaca-se o telefone celular com suas diversas funções tais como câmeras fotográfica e de filmagem, serviço de mensagem, bluetooth, bloco de notas e acesso a internet. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo foi verificar como esta tecnologia está sendo utilizado como recurso de aprendizagem. O método utilizado foi o estudo de casos realizado em duas Instituições de Ensino Médio de Belo Horizonte, uma pública e outra particular, numa abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa foi o questionário. Os resultados revelam que as mídias portáteis são uma realidade no cotidiano destas duas instituições e que os recursos disponíveis no telefone celular permitem várias aplicações didáticas. Ficando com desafio para o educador refletir sobre a inserção destas tecnologias no processo de aprendizagem, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas e atendendo as novas necessidades impostas pela Geração Internet.

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Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Letícia Carvalho Belchior Emerick Fernandes, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2014-) especializada em Psicopedagogia pelo UNI-BH (2005), graduação em Geografia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003) e graduação em Licenciatura em Geografia pelo Centro Universitário Newton Paiva (2003). Atualmente é professora de Geografia do CEFET-MG e do Colégio Cristão de Belo Horizonte. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica e sócio ambiental.

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Publicado

11.12.2014

Como Citar

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BELCHIOR EMERICK FERNANDES, Letícia Carvalho. Educação e tecnologia: O telefone celular como recurso de aprendizagem. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 47–65, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4262. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4262. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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