Juventude, revitalização cultural e a temática das gerações
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4270Keywords:
Juventude, Geração, Jornal estudantil, Sociologia da Juventude, História da EducaçãoAbstract
Este artigo apresenta reflexões sobre as categorias juventude e geração, estudadas no interior de uma pesquisa de doutorado, e investiga prática cultural, de cunho político e da ordem do identitário, organizada por jovens secundaristas. Trata-se da produção de jornais estudantis entre os anos de 1926 e 1937 que, na ordem da esfera pública, intra e extra-muros ginasiais, põe em evidência novas formas e novos espaços de ações individuais e coletivas da juventude; jovens que se fazem sujeitos e se fazem ouvidos em movimentos e ações de caráter cultural que se compõem de uma dimensão política à medida que criam novas propostas, alargam interesses, sociabilizam ideias e relações de poder. Segundo Lara (2008), trata-se de um tipo de participação social parcamente reconhecido dado seu formato localizado, fluido, descontínuo. Busca-se ainda, neste trabalho, levantar os desafios de se trabalhar com a temática da juventude em sua conexão com a categoria de geração e, nesta perspectiva, ampliar as possibilidades de abordagem do tema.Downloads
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Published
2013-12-04
How to Cite
NOLASCO, Simone Ribeiro; SÁ, Nicanor Palhares. Juventude, revitalização cultural e a temática das gerações. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 101–116, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4270. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4270. Acesso em: 21 may. 2025.
Issue
Section
Dossiê Temático - Educação e Juventude
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