Juventude, revitalização cultural e a temática das gerações

Authors

  • Simone Ribeiro Nolasco UNIVERSIDADE FEDERAL E MATO GROSSO
  • Nicanor Palhares Sá Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4270

Keywords:

Juventude, Geração, Jornal estudantil, Sociologia da Juventude, História da Educação

Abstract

Este artigo apresenta reflexões sobre as categorias juventude e geração, estudadas no interior de uma pesquisa de doutorado, e investiga prática cultural, de cunho político e da ordem do identitário, organizada por jovens secundaristas. Trata-se da produção de jornais estudantis entre os anos de 1926 e 1937 que, na ordem da esfera pública, intra e extra-muros ginasiais, põe em evidência novas formas e novos espaços de ações individuais e coletivas da juventude; jovens que se fazem sujeitos e se fazem ouvidos em movimentos e ações de caráter cultural que se compõem de uma dimensão política à medida que criam novas propostas, alargam interesses, sociabilizam ideias e relações de poder. Segundo Lara (2008), trata-se de um tipo de participação social parcamente reconhecido dado seu formato localizado, fluido, descontínuo. Busca-se ainda, neste trabalho, levantar os desafios de se trabalhar com a temática da juventude em sua conexão com a categoria de geração e, nesta perspectiva, ampliar as possibilidades de abordagem do tema.

Downloads

Author Biographies

Simone Ribeiro Nolasco, UNIVERSIDADE FEDERAL E MATO GROSSO

Doutoranda em Educação de programa de doutorado sanduiche entre a UFMG e a UFMT orientanda dos professores Nicanor Palhares Sá (UFMT) e Cynthia Greive Veiga (UFMG). Professora universitária há 15 anos nas disciplinas de História da Arte, Arte Educação e Metodologia Cientifica. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de História da Educação, Patrimônio Cultural e práticas culturais de jovens secundaristas das décadas de 20 e 30 (jornais estudantis). Atualmente afastada para dedicação exclusiva à escrita da tese.

Nicanor Palhares Sá, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenou o grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM) da UFMT. Na sua produção bibliográfica contam-se a organização de 6 coletâneas e a publicação de 5 livros, 25 artigos em periódicos especializados, 15 capítulos de livros e quase uma centena de trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Participou de dezenas de eventos no Brasil e no exterior. Orientou 46 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado, além de dezenas de trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação e História

Published

2013-12-04

How to Cite

NOLASCO, Simone Ribeiro; SÁ, Nicanor Palhares. Juventude, revitalização cultural e a temática das gerações. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 101–116, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4270. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4270. Acesso em: 21 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático - Educação e Juventude
Views
  • Abstract 286
  • PDF (Português (Brasil)) 185