Dez anos da lei 10639/03: antecedentes, desdobramentos, percursos

Autores

  • Mauricio Silva UNINOVE, São Paulo
  • Márcia Moreira Pereira Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4290

Palavras-chave:

educação, lei 10639/03, questões étnico-raciais, literatura africana lusófona

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor algumas considerações a respeito da lei 10639/03, que completa dez anos de existência. Seu objetivo foi, desde o início, instituir a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas e o ensino de literatura. Pretende-se elencar alguns apontamentos na questão da lei em si e sua prática, especificamente no ensino de literatura africana, já que, a maioria dos estudos recentes tem apenas se voltado para o ensino de história, esquecendo-se da importância da literatura africana e seu contexto cultural.

Downloads

Biografia do Autor

Mauricio Silva, UNINOVE, São Paulo

Márcia Moreira Pereira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho; professora de graduação (Letras) dessa mesma instituição. São Paulo, SP – Brasil

Downloads

Publicado

13.06.2014

Como Citar

SILVA, Mauricio; MOREIRA PEREIRA, Márcia. Dez anos da lei 10639/03: antecedentes, desdobramentos, percursos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 117–129, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.4290. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4290. Acesso em: 3 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 492
  • PDF 382