Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em matemática a distância

Autores

  • Silvana Claudia Santos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n34.4548

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação a Distância. Formação Inicial de Professores.

Resumo

Este artigo tem por meta discutir a evasão em um curso de Licenciatura em Matemática a distância, a partir das perspectivas de seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados, principalmente, por meio de entrevistas junto a alunos iniciantes, tutores presenciais e diretores dos polos. Com base nos dados, concluiu-se que as causas da evasão, diretamente ligadas ao curso, estão associadas à dificuldade de adaptação à modalidade e à Matemática em si. Além disso, foi possível inferir que muitos dos problemas enfrentados no curso em questão são comuns a aqueles oferecidos na modalidade presencial. Diante disso, uma análise mais aprofundada, que considere outros aspectos, além da modalidade educacional, deve ser feita, de modo a estudar as principais causas da evasão, avaliar as suas consequências e repensar as propostas para que ações sejam implementadas visando buscar mudanças desta realidade e não apenas reiterar os altos índices.

Downloads

Biografia do Autor

Silvana Claudia Santos, Universidade Federal de Viçosa

 

Doutora em Educação Matemática. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG – Brasil

Downloads

Publicado

13.06.2014

Como Citar

SANTOS, Silvana Claudia. Discutindo sobre a evasão em um curso de licenciatura em matemática a distância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 34, p. 161–178, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n34.4548. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4548. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 275
  • PDF 192