Política de expansão do ensino superior: a classe operária vai ao campus

Autores

  • Carlos Bauer UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v8i2.478

Palavras-chave:

Desafi os da educação superior. História social do ensino superior. Massifi cação. Proletarização.

Resumo

Busca-se, neste artigo, discutir alguns elementos que constituem a chamada crise do ensino superior brasileiro. Particularmente, chama a atenção seu processo de expansão e o de proletarização dos docentes que nele se produz. São analisadas as origens históricas e sociais do processo de elitização do ensino superior e reconhecidos os mecanismos políticos que remeteram a iniciativa privada a responsabilidade pela expansão dessa modalidade de ensino no pais. Também interessa apontar os riscos da massificação, a precarização do trabalho docente e os desafios postos com a chegada desse inusitado personagem ao cenário do ensino superior brasileiro: os filhos da classe operaria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Bauer, UNINOVE, São Paulo

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Universitário Nove de Julho (PPGE-Uninove). Uninove. Embu-Guaçu – SP

Downloads

Publicado

08.02.2008

Como Citar

BAUER, Carlos. Política de expansão do ensino superior: a classe operária vai ao campus. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 449–470, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v8i2.478. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/478. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos