Educação de jovens e adultos e educação popular: um olhar histórico sobre as políticas públicas ou ausência delas

Autores

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira UNICAMP, Jundiaí SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.487

Palavras-chave:

Alfabetização de jovens e adultos. Educação de Jovens e Adultos. Educação popular. Políticas públicas

Resumo

Embora em nossa Constituição, no artigo 208, conste que o Ensino Fundamental é direito de todos, o que temos visto é que nem sempre o Estado assume suas responsabilidades políticas e econômicas, no que se refere à oferta e qualidade da educação pública e gratuita, principalmente para jovens e adultos. Neste artigo, revisitamos a história buscando analisar as políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos, ou a ausência delas nos últimos 40 anos. Esta reflexão também expressa a estreita relação que há entre a Educação de Jovens e Adultos e a educação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira, UNICAMP, Jundiaí SP

Doutora e mestra em Educação – Unicamp; Docente – Unianchieta.

Downloads

Publicado

11.02.2008

Como Citar

PEREIRA, Dulcinéia de Fátima Ferreira. Educação de jovens e adultos e educação popular: um olhar histórico sobre as políticas públicas ou ausência delas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 53–74, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i1.487. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/487. Acesso em: 28 mar. 2024.