Estudando a evasão no ensino tecnológico em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil

Autores

  • Simone Portella Teixeira de Mello Universidade Federal de Pelotas
  • Pedro Antônio de Melo UFSC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - UFSC
  • Raul Teixeira de Mello Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.4890

Palavras-chave:

Evasão. Cursos Superiores de Tecnologia. Tecnólogos.

Resumo

A evasão é fenômeno complexo que acontece no espaço público e privado. Este estudo apresenta o perfil do evadido dos cursos superiores de tecnologia de uma universidade no sul do Brasil, os motivos de desistência e alternativas de permanência. Fez-se revisão bibliográfica em artigos em periódicos Qualis, entrevistas com evadidos utilizando-se software Lime Survey. Os resultados revelam que homens evadem mais que mulheres, 66,67% têm entre 20 e 29 anos. O motivo mais frequente é a troca de curso na IES seguido de ingresso em outra. Sentimentos de perda dos alunos levam a um compromisso maior da universidade: executar de fato o prescrito nos projetos pedagógicos dos cursos. Diálogo é essencial para que o aluno não desista e caminhos para isso podem ser: criação de rede de relacionamentos virtual, ações psicopedagógicas, maior flexibilidade curricular e bolsas de permanência. O sentimento de pertencimento deve ser estimulado no ensino superior brasileiro.

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Biografia do Autor

Simone Portella Teixeira de Mello, Universidade Federal de Pelotas

Simone Portella Teixeira de Melloé Especialista em Administração Universitária pela FURG, Mestre em Administração pela UFSC, Doutora em Educação pela UFRGS e Pós-Doutoranda em Administração junto ao PPGA-UFSC, desenvolvendo pesquisa sobre a gestão por competências na administração pública brasileira. Atua na educação superior há mais de 20 anos. Atualmente é avaliadora do INEP/MEC, colaboradora da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, professora adjunta e Vice-Diretora da Faculdade de Administração e Turismo da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Seus temas de interesse são: desenvolvimento gerencial e de equipes, administração pública, competências e gestão por competências.

Pedro Antônio de Melo, UFSC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária - UFSC

Pedro Antônio de Melo é Professor do Departamento de Ciências da Administração - CAD e dos Programas de Pós-Graduação em Administração CPGA e Administração Universitária – PPGAU na Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU –UFSC

Raul Teixeira de Mello Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Raul Teixeira de Mello Filho é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas-UFPel, tem Formação Pedagógica pelo Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas-CEFET/RS e é Especialista em Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Suas áreas de interesse são: formação de professores, educação de jovens e adultos, formação profissional e educação no campo, informática na educação, educação a distância. Atuou como especialista no Programa de Formação Pedagógica do CEFET-RS na supervisão de estágio dos professores em formação e como tutor nos temas em EAD. Atualmente é Chefe do Departamento de Desenvolvimento e Projetos Especiais em Gestão de Pessoas, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

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Publicado

12.01.2015

Como Citar

MELLO, Simone Portella Teixeira de; MELO, Pedro Antônio de; MELLO FILHO, Raul Teixeira de. Estudando a evasão no ensino tecnológico em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 181–196, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.4890. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4890. Acesso em: 23 maio. 2025.
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