Estudando a evasão no ensino tecnológico em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n37.4890Palavras-chave:
Evasão. Cursos Superiores de Tecnologia. Tecnólogos.Resumo
A evasão é fenômeno complexo que acontece no espaço público e privado. Este estudo apresenta o perfil do evadido dos cursos superiores de tecnologia de uma universidade no sul do Brasil, os motivos de desistência e alternativas de permanência. Fez-se revisão bibliográfica em artigos em periódicos Qualis, entrevistas com evadidos utilizando-se software Lime Survey. Os resultados revelam que homens evadem mais que mulheres, 66,67% têm entre 20 e 29 anos. O motivo mais frequente é a troca de curso na IES seguido de ingresso em outra. Sentimentos de perda dos alunos levam a um compromisso maior da universidade: executar de fato o prescrito nos projetos pedagógicos dos cursos. Diálogo é essencial para que o aluno não desista e caminhos para isso podem ser: criação de rede de relacionamentos virtual, ações psicopedagógicas, maior flexibilidade curricular e bolsas de permanência. O sentimento de pertencimento deve ser estimulado no ensino superior brasileiro.Downloads
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Publicado
12.01.2015
Como Citar
MELLO, Simone Portella Teixeira de; MELO, Pedro Antônio de; MELLO FILHO, Raul Teixeira de. Estudando a evasão no ensino tecnológico em uma instituição de ensino superior no sul do Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 181–196, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.4890. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4890. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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