A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973)

Autores

  • Silvia Helena Andrade de Brito UFMS, Campo Grande – MS
  • Odinea de Oliveira Arruda UFMS, Campo Grande – MS

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.490

Palavras-chave:

Cidade Dom Bosco. Escola Oratório. História da Educação. Mato Grosso. Salesianos.

Resumo

Esse artigo tem como objeto a Cidade Dom Bosco (em 1957, quando de sua criação, chamada Escola Alexandre Aurélio de Castro), situada no atual bairro Dom Bosco. Observando e analisando os parâmetros e diretrizes da educação salesiana entre os anos 1957 e 1973, discute-se como foi implantada essa instituição escolar, cujo objetivo era promover a ‘integração’ do aluno oriundo da classe trabalhadora à sociedade. Essa ação teve como cerne o ethos salesiano para a educação, com base no ‘sistema preventivo’ de Dom Bosco, visando materializar a chamada Escola Oratório. Ela possuía características particulares em relação a outras iniciativas salesianas, pois se colocou na condição de amparo para toda a classe trabalhadora do município. Igualmente, por meio dessa instituição, estendeu-se o projeto social salesiano, que vislumbra na escola o caminho não para sair da condição de classe trabalhadora, mas para ascender socialmente nesse mesmo universo.

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Biografia do Autor

Silvia Helena Andrade de Brito, UFMS, Campo Grande – MS

Doutora em História da Educação; Professora nos cursos de Ciências Sociais e Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMS. Campo Grande – MS

Odinea de Oliveira Arruda, UFMS, Campo Grande – MS

Licenciada em História. Campo Grande – MS

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Publicado

11.02.2008

Como Citar

BRITO, Silvia Helena Andrade de; ARRUDA, Odinea de Oliveira. A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973). EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 115–134, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i1.490. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/490. Acesso em: 28 mar. 2024.