A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973)
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.490Palavras-chave:
Cidade Dom Bosco. Escola Oratório. História da Educação. Mato Grosso. Salesianos.Resumo
Esse artigo tem como objeto a Cidade Dom Bosco (em 1957, quando de sua criação, chamada Escola Alexandre Aurélio de Castro), situada no atual bairro Dom Bosco. Observando e analisando os parâmetros e diretrizes da educação salesiana entre os anos 1957 e 1973, discute-se como foi implantada essa instituição escolar, cujo objetivo era promover a ‘integração’ do aluno oriundo da classe trabalhadora à sociedade. Essa ação teve como cerne o ethos salesiano para a educação, com base no ‘sistema preventivo’ de Dom Bosco, visando materializar a chamada Escola Oratório. Ela possuía características particulares em relação a outras iniciativas salesianas, pois se colocou na condição de amparo para toda a classe trabalhadora do município. Igualmente, por meio dessa instituição, estendeu-se o projeto social salesiano, que vislumbra na escola o caminho não para sair da condição de classe trabalhadora, mas para ascender socialmente nesse mesmo universo.Downloads
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Publicado
11.02.2008
Como Citar
BRITO, Silvia Helena Andrade de; ARRUDA, Odinea de Oliveira. A proposta da Escola Oratório Salesiana: o caso da cidade Dom Bosco (Corumbá, Mato Grosso, 1957-1973). EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 115–134, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i1.490. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/490. Acesso em: 25 maio. 2025.
Edição
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Artigos
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