As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância

Autores

  • Miguel Escobar Guerrero Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional Autónoma de Méximo – Unam

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i1.495

Palavras-chave:

Educación. Pedagogías freireanas. Pensamiento pedagógico.

Resumo

O texto organizado a partir de uma conferência apresenta a obra de Paulo Freires tendo como referencia as cinco pedagogias, traduzindo-se em cinco movimentos da história das idéias pedagógicas com os quais se constrói o vigor do pensamento de Freire. Escrito a partir de um olhar dialógico e da vivência do autor com o pensador brasileiro em vários espaços de ação e reflexão. Expõe a influencia que o pensamento de Freire exerceu no fazer pedagógico da América Latina.

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Biografia do Autor

Miguel Escobar Guerrero, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional Autónoma de Méximo – Unam

Profesor Titular en el Colegio de Pedagogía de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional Autónoma de Méximo – Unam

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Publicado

11.02.2008

Como Citar

GUERRERO, Miguel Escobar. As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 199–220, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i1.495. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/495. Acesso em: 20 abr. 2024.