Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate

Autores

  • Anthone Mateus Magalhães Afonso Instituto Federal Fluminense
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5548

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Conferência Nacional de Educação.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar as metas 10 e 11 que tratam da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e apresentar algumas questões para o debate. São consideradas as contribuições de Cury (2006), Moura (2010) e Machado e Velten (2013) para efetuar uma análise documental compreendendo a lei no. 10.172/2001 que criou o PNE 2001-2010, o projeto de lei no. 8.035/2010 que trata do PNE 2011-2020 e a lei no. 13.005/2014 que estabelece o PNE 2014-2024. Verificaram-se alguns pontos de avanço e outros de imprecisão que revelam grande deficiência no campo do planejamento e avaliação das políticas públicas educacionais no Brasil. Apesar dos avanços, o PNE apresenta metas sem definir quem deve fazer e com quais recursos, o que pode levar a um federalismo competitivo (CURY, 2006) ao invés do colaborativo previsto no texto legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthone Mateus Magalhães Afonso, Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Educação na UNESA – PPGE. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense. E-mail: amateus@iff.edu.br / anthone.mateus@gmail.com

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade Estácio de Sá

Socióloga e Doutora em Educação.

Professora Adjunta na UNESA / UERJ. E-mail: waniagonzalez@gmail.com

Downloads

Publicado

25.03.2015

Como Citar

AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 36, p. 67–83, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n36.5548. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5548. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: compromissos, desafios e perspectivas