Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5548Keywords:
Plano Nacional de Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Conferência Nacional de Educação.Abstract
Esse artigo tem como objetivo analisar as metas 10 e 11 que tratam da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e apresentar algumas questões para o debate. São consideradas as contribuições de Cury (2006), Moura (2010) e Machado e Velten (2013) para efetuar uma análise documental compreendendo a lei no. 10.172/2001 que criou o PNE 2001-2010, o projeto de lei no. 8.035/2010 que trata do PNE 2011-2020 e a lei no. 13.005/2014 que estabelece o PNE 2014-2024. Verificaram-se alguns pontos de avanço e outros de imprecisão que revelam grande deficiência no campo do planejamento e avaliação das políticas públicas educacionais no Brasil. Apesar dos avanços, o PNE apresenta metas sem definir quem deve fazer e com quais recursos, o que pode levar a um federalismo competitivo (CURY, 2006) ao invés do colaborativo previsto no texto legal.Downloads
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Published
2015-03-25
How to Cite
AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 36, p. 67–83, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n36.5548. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5548. Acesso em: 22 jan. 2025.
Issue
Section
Dossiê temático: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: compromissos, desafios e perspectivas
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