Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul: desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Gisele Rodrigues Soares Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5569

Palavras-chave:

políticas educacionais, Educação Infantil, Plano Nacional de Educação

Resumo

O trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a Educação Infantil no Estado do Rio Grande do Sul, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educação 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu análise de dados censitários, demográficos e educacionais no período de 2006 a 2012 e análise documental das “Radiografias da Educação Infantil” elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliação do atendimento à faixa etária da Educação Infantil no estado cresceu no período analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa Creche e de 67,84% em relação à Pré- escola. A análise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decênio 2014-2024, prazo de vigência do novo Plano Nacional de Educação para que sejam alcançados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etários. 

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Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutora em Educação. Pesquisadora na Área das políticas públicas de Educação Infantil. E-mail para correspondência: <malurflores@gmail.com>

Gisele Rodrigues Soares, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Pedagoga. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS – Brasil

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Publicado

03.06.2015

Como Citar

FLORES, Maria Luiza Rodrigues; SOARES, Gisele Rodrigues. Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul: desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 43–57, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.5569. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5569. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil
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