Aprendizagem cooperativa como prática pedagógica inclusiva: aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo

Autores

  • Isaura Santos Alves Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Isabel Rodrigues Sanches Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Cláudia Pais Tavares Universidade Lusófona e Humanidades e Tecnologias

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n40.5657

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativa, jigsaw, investigação-ação, prática pedagógica inclusiva.

Resumo

Johnson e Johnson (1999), Bessa e Fontaine (2002), Freitas e Freitas (2003) e Fontes e Freixo (2004), entre outros, apresentam a aprendizagem cooperativa como uma metodologia capaz de desenvolver nos alunos competências cognitivas e sociais. O presente artigo decorre de um trabalho de investigação no âmbito do mestrado em Educação Especial. Visou a implementação do modelo jigsaw numa turma de 2º ciclo, onde existiam quatro alunos com diferentes problemáticas de necessidades educativas especiais. Definiu-se como objetivo principal alcançar o sucesso académico de todos os alunos, promovendo o seu envolvimento na aprendizagem individual e dos pares. Seguiu-se a metodologia de investigação-ação e aplicaram-se técnicas de investigação qualitativa que possibilitaram a recolha de dados para a caracterização inicial da situação problema e para a avaliação da intervenção. A aplicação da metodologia levou ao sucesso académico de todos e à melhoria das interações no grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaura Santos Alves, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Mestre em Educação especialProfessora no Agrupamento de EscolasVergílio Ferreira, Lisboa - Portugal

Isabel Rodrigues Sanches, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Doutora em Ciências da Educação.Professora Associada da Universidade Lusófona, Lisboa – Portugal.Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)

Cláudia Pais Tavares, Universidade Lusófona e Humanidades e Tecnologias

Mestre em Educação especial Professora de Educação especial no Agrupamento de Escolas Martinho Arias, Soure - Portugal

Downloads

Publicado

08.09.2016

Como Citar

ALVES, Isaura Santos; SANCHES, Isabel Rodrigues; TAVARES, Cláudia Pais. Aprendizagem cooperativa como prática pedagógica inclusiva: aplicação do modelo jigsaw numa turma do 2º ciclo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 187–204, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.5657. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5657. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos