Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a formação inicial para a docência na educação infantil: análise exploratória de um curso de pedagogia de uma universidade pública paulista
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5785Palavras-chave:
Curso de Pedagogia. Educação Infantil. Plano Nacional de Educação. Universidade PúblicaResumo
Neste artigo os autores estabelecem as possíveis articulações entre as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) relativas à Educação Infantil e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um curso de formação do pedagogo de uma universidade pública paulista. O objetivo é verificar a adequação do curso às diretivas contidas no PNE quanto à construção de estratégias de formação inicial de professores para esse segmento do ensino. A pesquisa de tipo qualitativo, baseada em levantamento documental e bibliográfico, entrevistas e análise de conteúdo, orientou o percurso metodológico do trabalho. Destacamos algumas referências legais e conceituais sobre a temática e analisamos a proposta político-pedagógica e curricular de um curso de Pedagogia, considerando os conteúdos consignados em seus documentos e nos depoimentos de docentes, discentes e egressas do curso. Preliminarmente, realizamos um estudo do PNE para identificar metas e respectivas estratégias que versam sobre formação de professores para atuar com crianças pequenas; passo seguinte, focamos na análise relacional das metas e estratégias com o projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia investigado. Pode-se afirmar que esse curso tem contribuído para a formação inicial das futuras pedagogas por meio das disciplinas ofertadas, do estágio supervisionado e das atividades de iniciação científica, mas ainda tem um difícil caminho a percorrer para ajustar-se aos desafios de formação postos pelos diplomas legais e pelo PNE.Downloads
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