Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a formação inicial para a docência na educação infantil: análise exploratória de um curso de pedagogia de uma universidade pública paulista

Autores

  • Roberta Stangherlim Uninove, SP
  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Uninove, SP
  • Eduardo Santos Uninove, SP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n37.5785

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Educação Infantil. Plano Nacional de Educação. Universidade Pública

Resumo

Neste artigo os autores estabelecem as possíveis articulações entre as metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) relativas à Educação Infantil e o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de um curso de formação do pedagogo de uma universidade pública paulista. O objetivo é verificar a adequação do curso às diretivas contidas no PNE quanto à construção de estratégias de formação inicial de professores para esse segmento do ensino. A pesquisa de tipo qualitativo, baseada em levantamento documental e bibliográfico, entrevistas e análise de conteúdo, orientou o percurso metodológico do trabalho. Destacamos algumas referências legais e conceituais sobre a temática e analisamos a proposta político-pedagógica e curricular de um curso de Pedagogia, considerando os conteúdos consignados em seus documentos e nos depoimentos de docentes, discentes e egressas do curso. Preliminarmente, realizamos um estudo do PNE para identificar metas e respectivas estratégias que versam sobre formação de professores para atuar com crianças pequenas; passo seguinte, focamos na análise relacional das metas e estratégias com o projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia investigado. Pode-se afirmar que esse curso tem contribuído para a formação inicial das futuras pedagogas por meio das disciplinas ofertadas, do estágio supervisionado e das atividades de iniciação científica, mas ainda tem um difícil caminho a percorrer para ajustar-se aos desafios de formação postos pelos diplomas legais e pelo PNE.

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Biografia do Autor

Roberta Stangherlim, Uninove, SP

Doutora em Educação (PUC-SP). Docente no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE-Uninove).

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Uninove, SP

Destre em Educação pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE) Professora da disciplina Psicologia da Educação nos cursos de pedagogia e fundamentos da psicopedagogia na pós-graduação lato-sensu em psicopedagogia no Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE).

Eduardo Santos, Uninove, SP

Doutor em Educação (FE-USP). Docente no Programa em Educação (PPGE-Uninove)

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Publicado

18.06.2015

Como Citar

STANGHERLIM, Roberta; VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões; SANTOS, Eduardo. Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e a formação inicial para a docência na educação infantil: análise exploratória de um curso de pedagogia de uma universidade pública paulista. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 37, p. 19–42, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n37.5785. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5785. Acesso em: 30 nov. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Plano Nacional de Educação (PNE) e a educação infantil