Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada

Autores

  • Joana Celia Passos Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. SC – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.5887

Palavras-chave:

Docência. Educação de Jovens e Adultos. Formação continuada.

Resumo

O presente texto apresenta reflexões sobre a formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em uma Rede Municipal de Ensino, explorando suas interfaces com os processos de ingresso e de constituição da docência nessa modalidade educativa. Análise documental e entrevistas foram os procedimentos metodológicos utilizados para compreensão do objeto. Como resultados principais, evidenciou-se a desvantagem apresentada da EJA no conjunto das políticas educacionais, dado que a concepção de provisoriedade dos gestores públicos não os permite assumir a educação como direito para jovens e adultos, o que reflete na baixa institucionalização dessa modalidade nos sistemas de ensino.

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Biografia do Autor

Joana Celia Passos, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente da Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina. SC – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Docente da Universidade Federal de Santa Catarina.
Santa Catarina. SC – Brasil

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Publicado

27.12.2018

Como Citar

PASSOS, Joana Celia. Professores na Educação de Jovens e Adultos: inserção, precarização e formação continuada. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 273–288, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.5887. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5887. Acesso em: 5 nov. 2024.