A inserção da Capes na formação de professores da educação básica no Brasil

Autores

  • Nathanael da Cruz e Silva Neto UNESP/Marília
  • Silvana Fernandes Lopes UNESP
  • Julio Cesar Torres UNESP/São José do Rio Preto
  • Carlos da Fonseca Brandão UNESP/Assis

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n40.6030

Palavras-chave:

CAPES, Formação de Professores, Educação Básica

Resumo

O artigo examina a inserção da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no âmbito da educação básica. Tradicionalmente, a instituição sempre teve como foco a formação de professores de ensino superior, concentrando-se, portanto, na pós-graduação. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, tomando como referência os seus principais programas de formação de professores, a saber: o Parfor, o Pibid, o Prodocência, o Obeduc, o Programa Novos Talentos e o Life. Conclui-se que as investidas da CAPES, embora representem esforço no sentido de contribuir para a melhoria da educação básica no Brasil, revelam-se pontuais e incapazes de solucionar os problemas educacionais estruturais, historicamente constituídos.

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Biografia do Autor

Nathanael da Cruz e Silva Neto, UNESP/Marília

Graduado em Letras e mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília

Silvana Fernandes Lopes, UNESP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília e professora do Departamento de Educação da UNESP/São José do Rio Preto

Julio Cesar Torres, UNESP/São José do Rio Preto

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília e professor do Departamento de Educação da UNESP/São José do Rio Preto

Carlos da Fonseca Brandão, UNESP/Assis

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP/Marília e professor do Departamento de Educação da UNESP/Assis

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Publicado

08.09.2016

Como Citar

SILVA NETO, Nathanael da Cruz e; LOPES, Silvana Fernandes; TORRES, Julio Cesar; BRANDÃO, Carlos da Fonseca. A inserção da Capes na formação de professores da educação básica no Brasil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 145–161, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.6030. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6030. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

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