Prova Brasil e os mecanismos de controle simbólico na organização da escola e no trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n40.6400Palavras-chave:
Prova Brasil. Controle Simbólico. Organização da escola. Trabalho docenteResumo
O artigo analisa formas simbólicas de regulação e controle de ações desenvolvidaspor escolas de educação básica sob influência de políticas de avaliação nacional. O estudoorienta-se pela questão: quais significados são atribuídos à Prova Brasil e que elementosde regulação e controle podem ser observados na organização da escola e no trabalhodocente? A coleta de dados ocorreu por meio de observações, entrevistas e questionários agestores e docentes de escolas da rede municipal de ensino. Os resultados evidenciam que aProva Brasil constitui importante ferramenta de controle simbólico das ações operadas porescolas públicas municipais em vista de sua associação com o Ideb, atualmente indicadoroficial de aferição da qualidade da educação básica no Brasil. Escolas e redes de ensino vêmse rendendo às forças invisíveis que integram a arquitetura dessa avaliação, mesmo nãoacreditando na potencialidade de induzirem mudanças efetivas de melhoria da qualidadeeducacional.Downloads
Downloads
Publicado
17.06.2016
Como Citar
SCHNEIDER, Marilda Pasqual; SARTOREL, Aline. Prova Brasil e os mecanismos de controle simbólico na organização da escola e no trabalho docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 40, p. 17–31, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n40.6400. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6400. Acesso em: 29 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 509
- PDF 321