Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo

Autores

  • João Guilherme da Silva Arruda Oliveira
  • Fernando de Souza Paiva UFF - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7236

Palavras-chave:

Homeschooling. Educação Domiciliar no Brasil. Modalidade Educacional. Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho intenciona ampliar o debate acerca da educação domiciliar no Brasil, internacionalmente conhecida como homeschooling, apresentando um panorama no cenário educacional brasileiro. A pesquisa em andamento é resultante da continuidade da investigação iniciada no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LIPEAD/UNIRIO), no ano de 2014, cujo objetivo principal é investigar a viabilidade de inserção do homeschooling como modalidade no sistema educacional brasileiro. O texto expõe a realidade dessa modalidade no Brasil, bem como expõe considerações e reflexões importantes de sua prática, que apesar do legado histórico inegável, apenas recentemente retorna ao debate educacional brasileiro. Outros fenômenos igualmente pertinentes, no que concerne à realidade educacional brasileira são apresentados no decorrer da pesquisa, tais como questões econômicas, gerenciais, morais, ideológicas e políticas, que são variantes de corte transversal neste debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Guilherme da Silva Arruda Oliveira

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM)

Fernando de Souza Paiva, UFF - Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI). Especialização em Profissionais da Escola e as Práticas Curriculares pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

12.06.2017

Como Citar

ARRUDA OLIVEIRA, João Guilherme da Silva; PAIVA, Fernando de Souza. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 19–38, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7236. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7236. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação