Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7236Palavras-chave:
Homeschooling. Educação Domiciliar no Brasil. Modalidade Educacional. Políticas Públicas.Resumo
O presente trabalho intenciona ampliar o debate acerca da educação domiciliar no Brasil, internacionalmente conhecida como homeschooling, apresentando um panorama no cenário educacional brasileiro. A pesquisa em andamento é resultante da continuidade da investigação iniciada no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LIPEAD/UNIRIO), no ano de 2014, cujo objetivo principal é investigar a viabilidade de inserção do homeschooling como modalidade no sistema educacional brasileiro. O texto expõe a realidade dessa modalidade no Brasil, bem como expõe considerações e reflexões importantes de sua prática, que apesar do legado histórico inegável, apenas recentemente retorna ao debate educacional brasileiro. Outros fenômenos igualmente pertinentes, no que concerne à realidade educacional brasileira são apresentados no decorrer da pesquisa, tais como questões econômicas, gerenciais, morais, ideológicas e políticas, que são variantes de corte transversal neste debate.